CONCEITO MULLIGAN

O Conceito de Mulligan® é um método de Terapia Manual que foi criado por Brian Mulligan, Fisioterapeuta neozelandês, nos anos 80. 

Actualmente, é utilizado na avaliação e tratamento de pacientes com disfunções neuro-músculo-esqueléticas em todo o mundo, tendo sido introduzido recentemente na Península Ibérica.

É uma abordagem única de Terapia Manual, que combina mobilização acessória com movimento ativo. Utiliza-se como forma de avaliação e tratamento, no caso de estar indicado. Fundamentalmente, consiste na modificação de sintomas ao combinar forças de mobilização adequadas que levam à melhoria da dor, limitação de amplitude de movimento e/ou atividade funcional. São aplicadas técnicas de tratamento manual, auto-tratamento e ligaduras.

Nos últimos anos, mais de 300 artigos científicos sobre este conceito foram publicadas em revistas internacionais de elevado fator de impacto das áreas da Fisioterapia (JOSPT, Manual Therapy, Physical Therapy, JMPT, JMMT, etc.) e médica. (BMJ, Spine, Pain, Clinical Biomechanics, etc.).

Toda a abordagem é centrada no utente, e o foco é a promoção da sua auto-eficácia e empowerment.

 

Visite o nosso site e obtenha detalhes sobre este conceito revolucionário da Terapia Manual informado pela evidência científica.

 

Poderá visitar o website da Mulligan Concept Teachers Association International em www.bmulligan.com.